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Plantas Medicinais: do popular ao científico
Pedro Accioly de Sá Peixoto Neto e Luiz Carlos Caetano
Nesta obra são abordados inúmeros temas referentes ao estudo das plantas medicinais, com ênfase no tocante à interação entre saber popular e científico, bem como suas relações com o mercado, não esquecendo de tecer comentários acerca das complexas relações ético-jurídicas da propriedade intelectual no meio acadêmico.

Educação e razão Dialética Jean-Paul Sartre
Walter Matias Lima
Este livro é sobre o homem que, engajado em seu tempo, exercitou a filosofia e literatura como armas de guerra. Tem a proposta de identificar a relevância do tema: educação e razão dialética na "Critique de la raison dialectique", de Jean-Paoul Sartre. Essa abordagem é permeada pela problematização das nações de razão dialética, práxis e antropologia, como as entende Sartre.

Tendências na utilização das tecnologias da informação e comunicação na educação
Luís Paulo Leopoldo Mercado (Org.)
Esta obra aborda o uso cada vez maior das Tecnologias da Informação (TIC) em atividades de formação de professores. Os avanços e possibilidades educativas que oferecem expectativas novas, lançando novos desafios para a educaçao. Tratando de temas específicos da área, fundamentos teóricos e características dos campos de investigação, o livro tem como pano de fundo a análise crítica da incorporação das TIC na sala de aula, servindo como fonte bibliográfica para atividades de formação de professores, como ferramenta no processo de aprendizagem.

Economia Popular: uma via de modernização para Alagoas
Cícero Péricles de Carvalho
O autor pretende aqui discutir questões importantes na compreensão da dinâmica socioeconômica de Alagoas, partindo do pressuposto de que o Estado possui, de um lado, uma economia periférica e uma dívida social histórica, e de outro, convive com uma máquina pública entravada.

Medo de Anestesia?Por quê?
Fabiano Timbó Barbosa
Este livro tenta esclarecer dúvidas e desmitificar o medo ainda existente no inconsciente coletivo da população brasileira. Esta obra contribuirá para diminuir o pânico que é atribuído à anestesia.

Ler e produzir: discurso, texto e formatação do Sujeito Leitor/Produtor
Rita Maria Diniz Zozzoli (Org.)
Ler e Produzir não implicam apenas a escrita, mas interrelacionam-se com o ouvir e o falar, e todo esse trabalho lingüístico é inseparável da sociedade e da sua história. Sua introdução convida a uma leitura "ativa", no sentido bakhtinianio, a partir de três eixos: discurso, texto e formação do leitor/produtor. Os capítulos refletem a contribuição das pesquisas efetuadas e são organizadas a partir de um desdobramento desses eixos: discurso e formação do leitor/produtor, texto didático e sua utilização na formação do leitor e discurso e leitura.
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Trabalho, educação e qualificação profissional
Laura Cristina Vieira Pizzi (org.)
O trabalho tem como intenção caracterizar ambos os modelos de produção capitalista, mesmo considerando os riscos de simplificações, levantando os pontos em que se aproximam e se distanciam, bem como de apontar o tipo de qualificação demandado em cada um e as implicações para a formação do trabalhador, destacando o papel da escola no debate atual.(50 p.)

O silêncio da alma
Leonardo Pimentel Santana
Este livro de contos é reflexão da mistura do amor e da espiritualidade com a realidade e o imaginário. Surgiu da busca por resposta para a vida diante dos questionamentos interiores do autor e representa a voz da alma. Assim segue a conclusão de Leonardo Pimentel: a alma nunca deve silenciar; se a alma silenciar, a vida perde sua essência.

O negro e a construção do carnaval no Nordeste
Luiz Sávio de Almeida, Otávio Cabral, Zezito Araújo (orgs.)
A obra faz uma observação sobre o carnaval, permitindo identificar, além da festa percebida pelo olhar comum, a disponibilidade de uma análise a partir da estética, da sociologia, da antropologia, da história. Permite haver uma reflexão sobre diversas vertentes relacionadas ao tema, como por exemplo: o que está oculto pelas máscaras carnavalescas? O que está isolado pelos cordões de hoje? O que separam de os de outrora?, etc. (89 p.)

A Filosofia do Romantismo
Artur Bispo dos Santos Neto
O livro apresenta aspectos filosóficos do romantismo, discutindo seus temas reticentes: o eu, a natureza, etc. O texto salienta mais do que as presenças desses temas, pois aponta as características gerais do romantismo no ocidente. O autor interpreta o romantismo principalmente como um movimento cultural inserido em um determinado momento da história, podendo ser compreendido somente a partir desta situação. Destaca a crítica hegeliana à vacuidade da consciência romântica na forma da “bela alma” e o vínculo existente entre a Fenomenologia do espírito e o Romance de Formação (Bildungsroman) de Goethe.(102 p.)

Grande Baú, a Infância
Arriete Vilela
Grande baú, a Infância é um livro de contos cuja narrativa constrói, através do jogo com a palavra, a possibilidade de discussão do cotidiano de uma família. A obra é dividida em duas partes, respectivamente intituladas "Cirandinha" - menção às brincadeiras infantis, às travessuras, à reação infantil ao mundo e "Empresta-me os bilros, avó?" - lembrança afetiva dos antepassados.(111 p.)

As marcas do corpo contando a história: um estudo sobre a violência doméstica
Belmira Magalhães
A compreensão da violência cotidiana que ainda sofrem as mulheres nesse final de século passado, maltratadas por quem diz amá-las, é o objetivo deste livro. A gênese dessa problemática deve ser buscada na forma da estrutura social que predominou na história brasileira, e que teve na organização familiar um de seus alicerces. A principal preocupação do livro está em perceber como socialmente está montado o discurso que reforça esse tipo de violência, tentando fazer com que homens e mulheres se percebam como diferentes, mas não socialmente desiguais.

O Desenvolvimento Pessoal do Educador Através da Biodança
Amélzia Maria da Soledade Dias
É um livro que traz contribuições valiosas não somente para a área de educação, mas também para a Biodança. Usando uma metodologia que promove interação entre os aspectos teóricos e práticos, leva o leitor a um universo de pensamentos e sentimentos, facilitando o encontro do objeto de estudo, compreendendo o processo de crescimento pessoal do educador.

Relação Professor-Aluno: contribuições à prática pedagógica
Maisa Gomes Brandão Kullok (Org)
O livro resulta de vários artigos publicados, originalmente, na Revista Educação uma publicação do Centro de Educação - CEDU da Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Diante da necessidade de se localizar os textos, surgiu o interesse em transformá-los em livro por ser um tema de muita procura por parte dos alunos da graduação. Os textos abordam a importância da relação professor/aluno tomando como referência as concepções de ensinar e aprender e a sala de aula; destaca os conceitos de abstração, esquema, acomodação, assimilação e equilibração; abordagem acerca da chamada Psicologia Fenomenológico-Existencial; afetividade na relação professor-aluno; reflexão em torno da influência do Esquema Conceitual Referencial e Operativo no trabalho educativo nas instâncias formadoras de professores da educação básica.

Poesia é sempre: estudo do poema através de temas
Angela Maria Maia, Roberto Sarmento, Ana Daniela Martins, Edilane da Silva
O livro escrito particularmente para professores de 5ª à 8ª série, introduz a noção de estilo literário com a intenção de familiarizar o aluno com textos que foram produzidos em outras épocas, desde o Arcadismo, no século XVIII. Permitindo a visualização e compreensão dos diversos procedimentos estéticos e de expressão que parecem estranhos, a quem, em geral, lida quase exclusivamente com a linguagem contemporânea, usada nas revistas, nos meios de comunicação e no próprio cotidiano. É uma contribuição para reflexão sobre a prática pedagógica da leitura literária, criando hábitos, estimulando atitudes e fornecendo meios intelectuais para o amadurecimento dessa atividade.

SÉRIE APONTAMENTOS 2. Orientações Metodológicas para Produção de Trabalhos Acadêmicos
Ana Rita Firmino Costa, Laura Cristina Vieira Pizzi, Maria Edna de Lima Bertoldo e Suzana Barros
Seu conteúdo introduz as questões mais comuns que envolvem a elaboração de um trabalho acadêmico, indo, assim, desde os procedimentos básicos para sistematização de um estudo mais produtivo, como aspectos lógicos e técnicos inerentes à estrutura e à redação de trabalhos científicos, até às orientações metodológicas e técnicas para apresentação de trabalhos comumente utilizados no meio acadêmico. Seu escopo primordial é o de fornecer um instrumental que possa se somar às orientações específicas das disciplinas de pesquisa e metodologia, bem como às dos próprios professores orientadores de trabalhos científicos. Esta já é a 6ª edição ampliada e revisada.

O Ensino da Redação: o aposto
Renira Lisboa de Moura Lima
O livro vem acompanhado de análises exaustivas das normas sintáticas, a autora sobrepôs-se: convidando o leitor ao correto entendimento das estruturas, coligiu vários exemplos colhidos em revistas, jornais e citações, para estabelecer a teoria subjacente. Emerge passo a passo, um sólido encadeamento teórico, com modelos sintáticos cartesianamente bem definidos. Uma outra característica de O Aposto, diz respeito aos exercícios de auto-avaliação, colocados ao término de cada capítulo, e acompanhados das respectivas respostas.

Direitos Humanos: a eficácia e a efetivação dos direitos econômicos, sociais e culturais
Narciso Fernandes Barbosa
Em três capítulos, avalia-se a relação entre os direitos econômicos, sociais e culturais e o Estado Social e, contexto, o surgimento do Fordismo (Conjunto de princípios desenvolvidos pelo empresário norte-americano Henry Ford, em sua fábrica de automóveis, com o objetivo de racionalizar e aumentar a produção) como modo de organização capitalista; a qualificação histórica dos direitos econômicos, sociais e culturais no Brasil, iniciando com uma caracterização do capitalismo brasileiro para podermos identificar as diferenças desses direitos no Brasil e na Europa – onde eles surgiram – para, assim, compreendermos melhor a diferença do grau de eficácia entre os dois lugares; analisa-se o objeto do trabalho propriamente dito, ou seja, como se dá a eficácia desses direitos a partir de como se dá a eficácia jurídica, e a questão das normas constitucionais e suas principais classificações doutrinárias. Portanto, se faz necessário apresentar os Direitos Humanos como algo uno, com divisões meramente didáticas e históricas, decorrentes do próprio surgimento e evolução desses direitos.

SÉRIE APONTAMENTO 36 / Sexualidade e AIDS: um olhar arqueológico sobre o homoerotismo masculino
Jorge Luís de Souza Riscado
O ensaio descreve a formação das representações sociais da AIDS a partir da construção da "homossexualidade" enquanto uma tipologia humana e "doença". Tomando como referencial alternativo a teoria da Construção Social, o estudo discorre sobre a prática homoerótica masculina desde a Grécia Antiga até a atualidade, e como ao longo deste processo histórico-sociocultural as subjetividades "homossexualismo", "homossexualidade" e "homossexual" são construídas e se objetivam. Enfoca-se ainda para a possibilidade de se "estar" nesta rubrica a gênese dos conflitos psíquicos das pessoas homoeroticamente inclinadas e sua exclusão social.